quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Solteiro


Para a maioria das pessoas estar sozinho é sinónimo de solidão e isso assusta-as. Hoje em dia estar com alguém não é porque se gosta verdadeiramente dessa pessoa mas porque se têm medo de estar sozinho e porque lhe é socialmente imposta essa ideia. Deixou de haver honestidade nas palavras e até mesmo nas acções. Alguém te magoou e a seguir és a tu a magoar alguém e por aí adiante. Vivemos num círculo em que todos se magoam em vez de serem honestos uns com os outros.

Estar solteiro não significa que não se deseja ter alguém ao lado, significa sim que se valoriza os sentimentos mais do que a simples ideia de que se tem medo de estar só. E estar solteiro tem as suas vantagens, todos deveríamos passar algum tempo solteiros em vez de andarmos a saltitar de relação em relação, só assim aprendemos a dar valor às pequenas coisas que realmente nos fazem felizes, mas mais do que isso, aprendemos a dar valor a nós próprios e a dar valor a quem está a nosso lado.

“Ser solteiro não significa que você não sabe sobre amor... Significa que você sabe o suficiente, para não perder o seu tempo com qualquer pessoa.” - Guilherme Assemany

É claro que há também os solteiros que assim continuam porque não lutam para mudar isso, porque têm demasiado medo de arriscar, mas se assim continuam e não se dispõe a enfrentar esses medos também não são dignos de serem felizes. Porque ser feliz implica luta, implica arriscar sem ter a certeza de que as coisas vão sempre correr bem mas com a certeza de que vão lutar para que isso aconteça.

Começar uma relação para superar os traumas da anterior é o mesmo que estar a agravar esses traumas. É uma ilusão absolutamente descabida pensar que se cura uma desilusão com um novo amor. Uma verdadeira relação implica entrega, não no sentido de nos subjugarmos a outra pessoa mas de confiarmos nela. Será que nos conseguimos verdadeiramente entregar a alguém se tivermos feridas por sarar? Não será que isso irá condicionar a relação? Será que já pensamos realmente nisso? Será que estamos a ser justos connosco próprios e com esse alguém que está do nosso lado?
Podemos ter a pessoa mais magnífica do nosso lado mas se não soubermos realmente ver, reconhecer e viver isso de nada adianta. A outra pessoa pode entregar-se de alma e coração mas será que fazemos o mesmo? Não. Os medos anteriores ainda nos perseguem e vemo-los em cada esquina. Criamos problemas onde não existem e vamos corroendo a relação. Será essa a felicidade que procuramos?

“Ficar solteiro não é ficar sozinho, é apenas esperar o momento certo para ter um belo relacionamento.” - Leonardo Santos Medeiros

Temos de nos sentir bem connosco próprios para conseguir que alguém nos faça realmente feliz. Como podemos exigir que os outros nos respeitem se não nos respeitamos a nós próprios? Como podemos querer ser felizes ao lado de alguém se não sabemos ser felizes sozinhos? Não estou com isto a dizer que ter alguém ao nosso lado não nos faz feliz, nem faria sentido ter alguém se assim não fosse, apenas que ter alguém é um complemento à nossa felicidade e não a felicidade em si.

“Ser solteiro é muito mais equilíbrio psicológico do que liberdade.” - Márcio Cerullio

Ter namorado/a ou ser casado/a é muito mais que ter alguém a nosso lado, é ter alguém que nos acompanha na nossa jornada de modo voluntário com todo o seu carinho e é disso que por vezes nos esquecemos, ter alguém a nosso lado não é uma obrigação, e quando o é não se pode chamar de amor. Não é uma relação honesta não é uma relação verdadeira, é uma relação forçada e infeliz. Só devemos ter alguém do nosso lado quando é verdadeiramente esse o desejo dessa pessoa e o nosso. E todos os dias devemos lutar para que essa pessoa queira continuar do nosso lado em vez de nos acomodarmos e pensarmos que já a conquistámos para sempre. O para sempre é hoje, é agora, amanhã é um novo dia e tudo muda.


Tenho noção de que escrevo sobre temas delicados e de forma que nem todas as pessoas me compreendem, mas será que já fizeram um esforço por realmente tentar perceber porque digo o que digo? Ou simplesmente se limitam a assumir que não sei do que falo? Este assunto é muito subjectivo e cada um tem a sua teoria, eu respeito isso mas não se esqueçam vocês de respeitar a minha também mas acima de tudo, de respeitar e de serem honestos com as pessoas com quem se relacionam.

Sem comentários:

Enviar um comentário