terça-feira, 10 de julho de 2012

Educação



A educação hoje em dia é algo que falta a muita gente e quer queiramos quer não grande parte da culpa é dos pais de cada pessoa, lamento dizê-lo de forma tão directa mas é a realidade, ora senão vejamos.

Muitos dos pais, mandam os filhos para a escola e acham que quem tem o dever de educar os filhos são os professores, também têm o seu papel é verdade, mas a base da educação de cada um é construída em casa. Na escola estudasse a história em casa ensinam-se os valores.

“Educação é aquilo que fica depois que você esquece o que a escola ensinou “- Einstein

“Não se podem censurar os jovens preguiçosos, quando a responsável por eles serem assim é a educação dos seus pais” – Esopo

Sei que por vezes os pais não fazem por mal, mas a verdade é que, por exemplo, quando os miúdos estão a fazer birra o que os pais fazem, é gritar e dizer para parar e o que eles que fazem? Gritam ainda mais. E que tal baixarem-se ao nível da criança e explicarem-lhe porque é que não pode fazer o que está a fazer? Porque não somos honestos com eles e lhes respondemos com sinceridade às perguntas que nos fazem em vez de tentarmos adiar sempre o assunto? Porque não simplificamos a educação que damos aos nossos filhos? A verdade é que passamos a vida a complicá-la e para quê? Para quê estar a complicar a nossa própria vida e a dos outros? As coisas são sempre mais simples do que aparentam assim se queira.

Deveríamos educá-los para que não fizessem algo porque percebem que é incorrecto fazê-lo e não porque têm medo de nos ouvir gritar ou ficar de castigo se o fizerem. A verdade é que eles acabam por crescer a pensar que é a gritar com os outros que conseguem o que eles querem. E daí começam os conflitos com outros colegas, por vezes com professores e até mesmo com os próprios pais.

Será que já parámos um bocadinho para pensar nisso? Ou será que é mais fácil pensar que são apenas as influências externas que condicionam a educação? Os filhos aprendem muito mais com as atitudes dos pais do que com as palavras que estes proferem. Por isso ajamos mais de acordo com o que lhes pretendemos ensinar. Porque “faz aquilo que eu digo e não aquilo que eu faço” não é um lema correcto a aplicar à educação.

Eu considero que é essencial que os pais saibam ser honestos com as crianças, honestos nas palavras e essencialmente nas atitudes.

“É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais.” – Coelho Neto

Outro aspecto essencial na educação de uma criança é os pais terem noção de que cada pessoa tem uma personalidade própria, sonhos próprios, ou seja uma vida própria, devem decidir de acordo com o que é melhor para a criança. É a educação do seu filho, não a sua. Não tente fazer com ele o que os seus pais não fizeram consigo. Não tente corrigir a sua infância na do seu filho. Tentar incutir o seu sonho no futuro da criança contra a sua vontade é estar a contribuir para a frustração e revolta na criança. Somos felizes a fazer o que gostamos e não o que nos obrigam. Isso também se aplica a eles, é obvio que os pais devem ter controlo sobre as crianças e não seguir todos os seus devaneios de miúdos mas devem saber reconhecer o que realmente a criança gosta e incentivá-los.

Muitos pais não dão a atenção necessária aos filhos. A desculpa é normalmente o trabalho. É claro que tem de se trabalhar, mas é preciso saber organizar a agenda e disponibilizar alguns minutos para dar atenção à família. Não é só ter os filhos, pôr-lhes pão na mesa e esperar que eles se desenrasquem.

Quantas vezes os miúdos são vitimas de bullying sem que os pais se apercebam e porquê? Porque estes não dão atenção o suficiente aos filhos. E não só bullying, acontecem inúmeras situações na vida dos filhos que os pais não têm conhecimento porque não disponibilizam tempo para conversar com eles.

É essencial o diálogo contínuo entre ambas as partes. Não é chegar ao pé do filho muita rara a vez e esperar que ele esteja à vontade para falar sobre certos aspectos. É preciso conquistar essa confiança e esse à vontade.

Ser pai e mãe é reconhecer que, enquanto humanos que são, também cometem erros e lutar para aprender e melhorar de modo a poder proporcionar o melhor ao filho.

Nem sempre é fácil educar uma criança mas os momentos bons fazem todos os menos bons parecer insignificantes. Quantas vezes ficou triste por o seu filho ter dito ou feito algo incorrecto mas alguns momentos depois ele pedir-lhe desculpa seguido de um abraço apertado? Quantas vezes sentiu orgulho por ver aquela peça da escola em que ele desempenhou tão bem? Não valerá tudo isso a pena?

“A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces.” – Aristóteles




É amor que damos aos nossos filhos, não tenhamos receio de o partilhar. O amor é infinito e é o sentimento mais puro e belo. Amor com amor se conquista ;)

http://smbalmeida.webnode.pt/news/educacao/

Sem comentários:

Enviar um comentário