sexta-feira, 6 de julho de 2012

Abraços



Há bem pouco tempo senti um abraço que me fez esquecer o mundo. Uma princesinha de 7 aninhos puxou-me, sentou-se no meu colo e deu-me um daqueles abraços apertados que nos fazem sentir emoções magníficas. Depois daquele abraço fiquei com vontade de mais abraços, de sentir novamente aquela emoção. 

E dei por mim a pensar, porque não abraçamos mais? Porque não partilhamos mais do nosso carinho? Será que não damos mais abraços porque temos medo de demonstrar o que sentimos? Medo de nos sentirmos vulneráveis a alguém? Será que temos receio de demonstrar que somos humanos e que temos sentimentos? 

Dentro de cada um de nós existe um lado frágil e é esse lado que por vezes temos medo de demonstrar. Julgamos que é suposto sermos sempre fortes e não demonstrar fraquezas. Num abraço verdadeiro somos vulneráveis, pois num abraço, daqueles que são dados com o coração, transmitimos os nossos sentimentos. Em vez de termos medo do abraço deveríamos aprender a usá-lo. Aprender a demonstrar carinho sem ter receio. 

Quando foi a última vez que abraçou o seu filho? A sua esposa? O seu amigo? Até mesmo o seu cão? Um abraço faz sempre falta, em qualquer idade e em qualquer altura. O abraço é adequado em qualquer situação. É uma demonstração de carinho que se adapta a todos os momentos. Se estamos tristes transmite-nos energia para nos animar, se estamos felizes ajuda a partilhar esse sentimento, se estamos inseguros transmite-nos segurança. 

O abraço não é apenas para cumprimentar alguém, não é apenas para a tristeza da despedida ou para a alegria do regresso. O abraço é uma demonstração pura dos nossos sentimentos.

O abraço transmite aquilo que as palavras não são capazes de descrever. O abraço tem o poder de demonstrar o carinho que sentimos pela outra pessoa.

Quando abraçamos alguém especial é como se por breves segundo nada mais existisse no mundo, apenas nós e aquela pessoa e todo um turbilhão de emoções. Por vezes esquecemo-nos da importância de um abraço, do que ele significa para nós e para quem o recebe/dá. 

Embora ninguém tenha coragem de o pedir muita gente precisa de um abraço, porque não haveremos de os dar voluntariamente? Porque temos de esperar que alguém o peça? Sabe tão bem um abraço inesperado de alguém que nos é especial ^_^ , seja de um amor, de um amigo, de um familiar ou até mesmo de um desconhecido. Imaginem-se na rua a serem abordados por alguém para lhes dar um abraço. O abraço tem a capacidade de revitalizar o nosso estado de espírito e de facilmente nos conseguir arrancar sorrisos. 

Amemo-nos mais. Distribuamos mais carinho para que também o possamos receber. Tornemos o nosso dia melhor com algo tão simples como um abraço ;)

Para alguns sou uma pessoa carinhosa mas há quem me considere chata, mas por mim, eu passava o dia inteiro a abraçar o mundo e a partilhar o meu carinho com todas as pessoas.

“Onde, afinal, é o melhor lugar do mundo? Meu palpite: dentro de um abraço “ - Martha Medeiros

1 comentário:

  1. E quando tu sentes que alguém precisa de um abraço, queres dar e a pessoa o recusa. Por respeito, perguntas se podes dar, ouves um não como resposta e quando consegues saber a razão do não ouves que a pessoa tem medo de se jorrar em lágrimas com o abraço. Caso não tenhas tido o respeito de perguntar, a agressividade toma conta da situação!!

    Sim, há quem tenha medo do poder do abraço.

    BAR

    ResponderEliminar